Nossa Cidade
Universitários da PUC-Campinas destacam tema primeira infância no curso de Mídias Digitais
Uma parceria entre o comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) e o curso de Mídias Digitais da PUC Campinas promoveu o engajamento da sociedade por meio de um trabalho realizado com jovens, utilizando a linguagem digital para divulgar temas relacionados à primeira infância.
Dentro da disciplina Projeto Integrador, os universitários produziram sete documentários sobre a importância do desenvolvimento integral das crianças na fase que começa na gestação do bebê e vai até os seis anos de idade. O tema foi escolhido pelo impacto social na vida adulta do cidadão e, consequentemente, na comunidade em que está inserido.
A professora dos cursos de Jornalismo e Mídias Digitais, Juliana Sangion, explica que esse trabalho foi solicitado na disciplina Projeto Integrador para integrar conhecimentos adquiridos no semestre. “A ideia é integrar os conhecimentos das demais disciplinas do semestre, de uma maneira em que os alunos possam aplicá-los na prática e com caráter de extensão, transferindo esse conhecimento do semestre para a sociedade. Por isso, é preciso que o tema tenha impacto social, que tenha uma ponte de conexão externa com instituições ou com o poder público”, conta.
Com o PIC todos os requisitos foram preenchidos para o desenvolvimento do projeto e, a partir do tema principal – primeira infância – foram produzidos os episódios documentais. Cada equipe trabalhou com um sub-tema. Foram abordados o aleitamento materno; os riscos da exposição precoce às telas; a importância da formação emocional da criança e o impacto que isso tem na sua vida adulta; alimentação saudável; desenvolvimento motor; e o direito do brincar nos primeiros anos de vida.
Apresentação
A noite de apresentação dos documentários conto com a participação de representantes do Comitê Intersetorial do PIC e demais convidados.
O coordenador do comitê, Thiago Ferrari, ficou entusiasmado com a qualidade do material apresentado. “Além de ter uma importância no conteúdo, de falar sobre o uso das telas, o fundamental na elaboração desses trabalhos foi ter o envolvimento da sociedade acadêmica e dos estudantes com os temas que envolvem a primeira infância e com o plano da primeira infância elaborado pela Prefeitura de Campinas”, destacou Ferrari.
Ele afirma que é muito impactante ver os jovens se sensibilizando e abraçando o tema. “Isso mostra a força e importância da primeira infância no desenvolvimento da criança para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária”, completa o coordenador.
Para a professora Juliana Sangion esse momento de compartilhar e ouvir os comentários positivos por parte da equipe do PIC foi gratificante. “Ficamos muito felizes com esse retorno. Com o feedback que recebemos avaliamos que cumprimos nosso papel de entregar um pouco do conhecimento que é produzido no âmbito da PUC para a sociedade, num tema que é tão relevante, tão importante como a infância e a primeira infância, especificamente”, concluiu.
Sinopses dos documentários
Cada equipe produziu um episódio relacionado aos “Desafios da Primeira Infância”. Segue um breve resumo de cada episódio apresentado pelas agências fictícias criadas pelos alunos.
Agência Easy
Pequenos Consumidores: a Infância na era do consumo
O episódio mostra os perigos que as crianças correm em uma sociedade consumista e como o consumo exacerbado pode impactar negativamente no desenvolvimento social e psicológico dos pequenos.
Agência Cri.ativa
Alimentando o Futuro: aleitamento materno
O documentário conta a história de duas mães, cada uma enfrentando desafios únicos em sua jornada de amamentação. Uma delas compartilha as alegrias de superar obstáculos e conseguir amamentar, enquanto a outra reflete sobre as dificuldades enfrentadas.
Agência Koneski
De(lírio) apresenta a história de Vanessa, uma mulher ocupada e empoderada, que leva uma vida extremamente regrada, mas que fica completamente abalada ao receber uma notícia inesperada, que muda definitivamente sua vida.
Agência Poppins
Minha Criança Não Come é um documentário sobre alimentação saudável na primeira infância, que mostra alguns projetos e entrevistas, para inspirar e informar sobre o assunto.
Grupo Heloísa
Brincando de Ser Criança: educadores, uma advogada especialista em direitos infantis e as próprias crianças revelam a importância vital do brincar. Risos, imaginação e direitos são o foco do curta documental que mergulha nessa experiência única e essencial do brincar.
Switch
A Criança e o Espaço: o desenvolvimento motor
Nesse episódio envolvente da série, os espectadores irão mergulhar no fascinante mundo do desenvolvimento motor na primeira infância. Especialistas e mães oferecem insights sobre o impacto dos primeiros anos de vida no crescimento motor infantil. O episódio destaca a importância do estímulo adequado, da interação e do cuidado parental, revelando o papel essencial que desempenham na formação de uma base sólida para um futuro saudável.
Agência Luminus
O episódio Exposição precoce às telas alerta pais e responsáveis sobre os benefícios e malefícios do uso constante de telas, tais como: televisão, celular, tablet, na primeira infância. A narrativa é composta por relatos de diversos pais e responsáveis, além de opiniões clínicas de profissionais da área da saúde e da educação.