Connect with us

Nossa Cidade

UPA Campo Grande tem redução no tempo de espera por atendimento médico

As mudanças ocorridas na UPA Campo Grande, implementadas a partir de janeiro, quando a Associação Beneficente Cisne passou a ser responsável pela alocação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, já resultaram em uma redução significativa no tempo de espera pelo atendimento médico.

O tempo entre a abertura de ficha e a chegada da medicação em 2021 era, em média, de duas horas, levando em conta que pacientes classificados como vermelho são atendidos imediatamente e os classificados como laranja e amarelo também eram priorizados. Aqueles sem gravidade (classificados como verde e azul) aguardavam por até oito horas.

Em janeiro e fevereiro do ano passado, o tempo entre a abertura da ficha e a medicação para casos não urgentes, foi de 2h40. Em janeiro e fevereiro de 2022, quando as mudanças já estavam implementadas, o tempo caiu 50% e a espera média foi de 1h23. Já em junho, caiu para 1h12, conforme relatório da diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti.

A taxa de desistência, quando o paciente não espera pelo atendimento, que era de 26,3% em novembro de 2021 caiu para 4,7% em junho de 2022, uma redução de 82%.

A redução na espera se mostra mais significativa diante da sobrecarga enfrentada pelas unidades de pronto atendimento e prontos-socorros municipais, com o aumento no número de pacientes com síndromes gripais buscando as unidades. São pacientes que demandam mais tempo de consulta e que precisam fazer o teste de antígeno para Covid-19.

As mudanças implementadas na UPA Campo Grande tiveram importante resultado em relação às reclamações recebidas pela Ouvidoria. Em 2021, de janeiro a junho, foram abertas 25 investigações, das quais 19 eram por falta de médicos ou demora no atendimento. No mesmo período, em 2022, foram nove (uma delas antes das mudanças), sendo que apenas duas estavam relacionadas à demora no atendimento. Elas foram analisadas e respondidas e serviram também de evento sentinela para discussão e correções com a empresa.

Sair da versão mobile