Nossa Cidade
Urbanismo inicia semana de treinamento para uso da plataforma digital Aprova Fácil
A Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas iniciou nesta segunda-feira, 16 de outubro, o treinamento para a utilização da Plataforma Aprova Fácil, que recebe os processos de solicitação de alvarás para obras na Prefeitura. São 300 vagas, divididas em dez turmas. A capacitação prossegue até a próxima sexta-feira, 20, nos períodos da manhã e da tarde. São 3 horas de curso e ainda há oito vagas disponíveis para arquitetos, engenheiros e alunos do último ano dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura nos dias 19 à tarde e 20 de manhã.
“É um momento importante da Secretaria de Urbanismo, que está mudando toda a sistemática de análise dos projetos de obras em Campinas, fazendo a migração total para a plataforma Aprova Fácil, o sistema digital que desburocratiza, reduz o tempo de análise dos técnicos da Prefeitura e o retorno do andamento e da aprovação dos processos de alvarás para os profissionais responsáveis pelos projetos e os proprietários”, afirma a secretária da pasta, Carolina Baracat Lazinho.
A capacitação é fundamental para o cumprimento do cronograma da Prefeitura que planeja encerrar, até o fim deste ano, a entrada física das solicitações de alvarás, como parte do programa de digitalização e redução do uso de papel na administração municipal. Assim, os processos apenas tramitarão apenas de forma on-line, pelo Aprova Fácil, e não mais em processos físicos. “É preciso que os profissionais estejam aptos a usar a plataforma, conheçam os trâmites dos processos e como interagir com a ferramenta para que os resultados sejam positivos”, explica a secretária de Urbanismo.
O treinamento no Aprova Fácil está sendo realizado em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h, de 16 a 20 de outubro, no auditório da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), localizada no Edifício Arcadas, na rua José Paulino, nº 1.399, no centro de Campinas. As inscrições para as oito vagas remanescentes devem ser feitas pelo telefone (19) 3766-2300, com a equipe da Central de Atendimento da Semurb.
O curso está sendo dado por técnicos da empresa Apoiotech, contratada pela Prefeitura para o desenvolvimento da plataforma Aprova Fácil, e da Secretaria de Urbanismo. Equipe da Coordenadoria de Aprovação de Projetos (CAP) também está presente no treinamento para tirar dúvidas dos participantes.
Aprova Fácil
O sistema Aprova Fácil é totalmente on-line, desde a entrada do projeto até a emissão do Certificado de Conclusão de Obra (CCO/Habite-se). Um QR-code integra as informações do projeto e os alvarás emitidos a cada etapa da tramitação, ao longo da sequência do fluxo de análise e aprovação.
A plataforma permite comodidade para arquitetos e engenheiros acompanharem o andamento dos processos pela internet, além do cadastrando documentos e atualização do projeto, sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura. Também propicia maior integração entre as secretarias municipais na tramitação dos processos, o que favorece a rapidez nas análises.
Até o dia 10 de outubro, havia 3.132 credenciados na plataforma, entre profissionais e proprietários.
O sistema Aprova Fácil é totalmente digital, desde a entrada do projeto até a emissão do Certificado de Conclusão de Obra (CCO/Habite-se). Um QR-code integra as informações do projeto e os alvarás emitidos a cada etapa da tramitação, ao longo da sequência do fluxo de análise e aprovação.
Em julho do ano passado, a plataforma foi ampliada passando a ter fluxos digitais 100% on-line para pedidos de alvarás de reforma, demolição, construção, ampliação, regularização e CCO/Habite-se.
As solicitações pelo Aprova Fácil na atual fase abrangem alvarás de aprovação e/ou execução que atendem edificação nova, ampliação, regularização, demolição e reforma.
Em uma próxima etapa, que está em construção, serão incorporados novos fluxos para tramitação de processos de cadastramento de glebas, parcelamento do solo (glebas e lotes) e estudo/relatório de impacto de vizinhança (EIV/RIV).