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Nossa Cidade

Usuários aprovam atendimento nas UPAs segundo Ouvidoria

As três unidades de pronto atendimento (UPAs) que passaram a ter profissionais alocados por empresas vêm recebendo elogios de pacientes. Levantamento da Ouvidoria Geral do Município mostra que, no primeiro trimestre deste ano, a aprovação pelo atendimento superou em 47% as reclamações anotadas em relação à demora ou à qualidade dos serviços.

Foram 16 registros de elogios na Ouvidoria em relação às UPAs Campo Grande, São José e Anchieta Metropolitana, contra 11 de demora no atendimento e queixas sobre a qualidade dos serviços. No mesmo período de 2021, foram oito queixas e, em 2022, foram 13 e nenhum registro de elogio nesses dois períodos.

O diretor de urgência e emergência da Rede Mário Gatti, Steno Pieri, informa que as reclamações que chegam são analisadas, respondidas e servem também de evento sentinela para discussão e correção com a empresa. Nenhuma das queixas registradas no primeiro trimestre, segundo ele, ultrapassou o tempo previsto para o atendimento, de acordo com a classificação de risco.

O novo modelo assistencial, conforme o diretor, conseguiu superar déficits históricos em recursos humanos, o que resultou em número maior de atendimentos, com diminuição do tempo de espera pela consulta e, consequentemente, redução no número de pacientes que desistem de aguardar o atendimento.

UPA Campo Grande

Dobrou o número de pacientes atendidos na UPA Campo Grande na comparação entre os primeiros quatro meses de 2022 e de 2023 e o mesmo período de 2021, antes da empresa assumir a alocação de recursos humanos na unidade. Foram 19.199 consultas em 2021;30.541 consultas em 2022,  e 41.794 em 2023. Nesse período, o número de pacientes que desistiram de aguardar atendimento caiu de 22,51% (2021) para 9,56% em 2022, e 3,5% em 2023.

UPA São José

Na UPA São José, o número de consultas cresceu 57% na comparação entre os oito meses anteriores à terceirização de profissionais de saúde e os oito meses posteriores. Entre 14 de janeiro e 14 de agosto de 2022 foram realizadas 49.974 consultas e, entre 15 de agosto de 2022 e 30 de abril de 2023, foram 78.552. As desistências, que representavam 10,4% das fichas abertas, caíram para 1,67%.

UPA Anchieta Metropolitana

 Na UPA Anchieta Metropolitana, onde a entidade passou a atuar em 24 de abril deste ano, já é possível observar um aumento de 16,4% no número de atendimentos médicos. Entre 24 de abril e 18 de maio, foram 8.044 consultas e, nesse mesmo período do ano passado, foram 6.906. As desistências caíram de 6,99% para 0,42% em relação às fichas abertas para atendimento.

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