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Veículo movido a gás é incorporado à frota do transporte público coletivo
Uma solução que transforma motores a diesel em motores 100% a gás foi adotada em um ônibus do transporte público coletivo de Campinas. O veículo já está prestando serviços aos usuários, em linhas da região do Campo Grande. O uso do Gás Natural Veicular (GNV) reduz as emissões de poluentes e apresenta baixo custo de combustível.
Trata-se do primeiro ônibus da frota municipal movido a GNV. A expectativa é que outros veículos sejam incorporados gradativamente.
A implementação da tecnologia envolve a Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil; a multinacional Tupy MWM, fabricante do motor; a Itajaí Transportes Coletivos, que opera o veículo; e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
O veículo foi entregue com motor novo, mantendo a mesma potência e torque, e com todo o sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destaca que “uma das apostas para desenvolver o transporte público em Campinas é a opção por ônibus menos poluentes. O gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana, do ponto de vista ambiental, econômico e social, já que reduz a emissão de poluentes e a poluição sonora, além de apresentar menor custo operacional”.
Sustentabilidade
A troca do motor de diesel para GNV reduz de 20% a 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono). A geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução acima de 90%, contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade. Além disso, o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta” expelida pelos motores convencionais dos ônibus a diesel, uma das causas de doenças respiratórias.
Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel. “O gás natural oferece muitos benefícios, como o de até 30% na redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo for abastecido dentro da garagem; a fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; a possibilidade do abastecimento rápido; e, também, ruído 20% menor do que a motorização a diesel”, explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.
A solução da substituição do motor a diesel por um motor 100% a gás atende a uma demanda do mercado por soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera.