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Vendas de hortifrútis na Ceasa Campinas crescem 6,9% no primeiro semestre
A comercialização de produtos hortifrutigranjeiros na Ceasa Campinas cresceu 6,93% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. O volume acumulado nos seis primeiros meses do ano foi de 319,3 mil toneladas, contra 298,6 mil toneladas no mesmo período do ano passado. A quantidade vendida também é a maior já registrada desde 2012, ano que antecedeu o início da crise econômica no País, o que sinaliza a retomada do consumo de frutas e hortaliças.
O aumento das vendas no entreposto campineiro é acompanhado, mais uma vez, da queda dos preços dos produtos. Em média, os hortifrútis ficaram 21,07% mais baratos (o preço médio passou de R$ 2,99/kg, no primeiro semestre de 2016, para R$ 2,36/kg, no mesmo período deste ano).
A batata continua na liderança das vendas, com 42,4 mil toneladas comercializadas (aumento de 25,1% ante 2016) e preço médio de R$ 1,52/kg (queda de 42,6%), seguida da melancia com 24,7 mil toneladas (+12,7%) a R$ 0,93/kg (-23%) e mamão com 20,4 mil toneladas (+16,9%) a R$ 2,30/kg (-43,9%) (veja tabela abaixo).
Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo de Oliveira Munhoz, do Departamento de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas, “o volume acumulado no primeiro semestre sinalizou que a Ceasa Campinas poderá concluir o ano mais próxima do nível de consumo de frutas e hortaliças realizado antes do biênio 2013 e 2014, marcos quantitativos associados à crise hídrica e ao início da crise econômica do País”.
Ele também explica que o aumento do consumo das frutas e hortaliças se deve à deflação, na esteira da recessão econômica, pois as pessoas acabam substituindo produtos mais caros pelos de menor preço, e também ao crescimento vegetativo da população. “Após uma análise dos preços médios dos últimos cinco anos, conclui-se que a diminuição observada nos dois primeiros trimestres de 2017, na verdade, foi apenas um retorno à normalidade, uma vez que em 2016 houve um aumento atípico de preços da ordem de 32,9 % sobre o valor médio de 2015”, disse.
Munhoz também destaca o crescimento no volume de frutas, que são a maioria dentre os produtos mais vendidos no primeiro semestre. “Podemos dizer que o consumidor está fazendo um prato cada vez mais saudável, com a inclusão de mais frutas, além das hortaliças”, afirmou.
Números
A Ceasa Campinas é um dos principais entrepostos do País, com oferta de produtos de 12 países e 901 municípios brasileiros de 23 Estados. Em 2016, foram comercializados 610.982.593 kg de produtos hortifrutigranjeiros contra 606.928.828 kg no ano anterior, um crescimento de 0,67%.
O valor total resultante dos produtos comercializados no mesmo período foi de R$ 1.676.912.960,00, o que representa um aumento de 21,7% em relação ao ano anterior.
PRODUTOS MAIS COMERCIALIZADOS – 1º SEMESTRE DE 2017 – CEASA CAMPINAS
PRODUTO |
2016 |
2017 |
VARIAÇÃO 2017/2016 (%) |
|||||
OFERTA (kg) |
PREÇO (R$/kg) |
OFERTA (kg) |
PREÇO (R$/kg) |
OFERTA (kg) |
PREÇO (R$/kg) |
|||
BATATA |
33.889.967 |
2,84 |
42.412.369 |
1,52 |
25,15 |
-46,60 |
||
MELANCIA |
21.897.729 |
1,21 |
24.690.720 |
0,93 |
12,75 |
-23,09 |
||
MAMAO |
17.428.150 |
4,10 |
20.382.820 |
2,30 |
16,95 |
-43,95 |
||
LARANJA |
22.446.494 |
1,14 |
20.374.958 |
1,66 |
-9,23 |
45,58 |
||
TOMATE |
20.279.708 |
2,64 |
19.966.216 |
2,03 |
-1,55 |
-23,23 |
||
CEBOLA |
20.644.933 |
3,23 |
19.826.036 |
1,52 |
-3,97 |
-52,88 |
||
BANANA |
18.909.251 |
1,86 |
19.540.612 |
2,20 |
3,34 |
18,34 |
||
MACA |
13.904.389 |
4,60 |
15.172.730 |
3,40 |
9,12 |
-26,11 |
||
ABACAXI |
12.059.877 |
2,66 |
11.723.934 |
2,63 |
-2,79 |
-1,14 |
||
LIMAO |
7.356.517 |
1,57 |
9.735.845 |
1,21 |
32,34 |
-22,59 |
||
MELAO |
8.406.294 |
2,53 |
7.697.573 |
2,15 |
-8,43 |
-14,94 |
||
TANGERINA |
6.160.801 |
2,28 |
7.473.667 |
1,87 |
21,31 |
-17,92 |
||
CENOURA |
7.325.267 |
2,40 |
6.917.636 |
1,21 |
-5,56 |
-49,64 |
||
TOTAL CEASA |
299.120.228 |
2,99 |
319.906.494 |
2,36 |
6,95 |
-20,94 |
||
TOTAL PRINCIPAIS |
210.709.377 |
2,54 |
225.915.116 |
1,84 |
7,22 |
-27,79 |