Connect with us

Nossa Cidade

Verde faz mais uma palestra para escolas; dez mil alunos já participaram

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, recebeu nesta segunda-feira, 20 de dezembro, no Centro de Educação Ambiental Marco Antônio Vicentini – Estação Ambiental de Joaquim Egídio, professores, coordenadores, diretora e vice-diretora da Escola Estadual Professor Coriolano Monteiro, localizada no Jardim Carlos Lourenço, em Campinas.

Rogério Menezes conduziu uma roda de conversa e ministrou a palestra “Campinas + 10 Sustentável”, sobre o panorama da questão socioambiental no município, tema que faz parte do Plano Municipal de Educação Ambiental. O encontro foi realizado no âmbito de uma parceria da SVDS com a Diretoria Leste de Ensino, que envolve escolas públicas no município. Desde 2017, mais de dez mil alunos já participaram desta palestra em Campinas.

A fala do secretário foi transmitida ao vivo pelo canal Facebook da Estação Ambiental de Joaquim Egídio – Centro de Educação Ambiental, no endereço virtual https://www.facebook.com/watch/eajoaquimegidio/. “No encontro, falei da realidade socioambiental do município – a Campinas + 10 Sustentável – e debatemos os assuntos de meio ambiente de Campinas, situação atual e perspectivas futuras, com os educadores”, disse o secretário do Verde.

Rogério Menezes explicou que “esta é mais uma das atividades que a gente vem fazendo rotineiramente. Algumas vezes, nós visitamos os educadores nas escolas estaduais, em outras eles nos visitam no Centro de Educação Ambiental Joaquim Egídio, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA Campinas)”. A região, informou p secretário, representa um terço da cidade de Campinas.

Após a palestra, todo o grupo seguiu pela trilha ecológica no Parque Linear do Ribeirão das Cabras, monitorados pelo biólogo e coordenador de Projetos da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Campinas, Amandi Buzon Rodelli. “A palestra é uma oportunidade de alinhamento do projeto junto à equipe técnica escolar. Além dessa exposição, realizamos ações e projetos ambientais nas unidades escolares, como hortas e pomares”, disse o coordenador.

Esta foi última agenda do ano realizada com escolas. “Para 2022, estamos com ampla programação junto às escolas de Campinas. A Educação Ambiental está se fortalecendo a cada dia”, comemorou Rodelli.

Depois de conhecerem a estrutura da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, os educadores ouviram uma apresentação sobre o projeto político-pedagógico de educação ambiental que é seguido pelo Centro, e o cronograma de atividades desenvolvidas na unidade.

O Centro de Educação Ambiental é um patrimônio do meio ambiente e da história do município. Em 1889, o prédio foi erguido para abrigar uma estação de trem, que foi reconstruída no ano 2000.

Na internet

A Coordenadoria Setorial de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável segue o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e possui canais participativos de integração:
 

Plataforma Tecendo Educação Ambiental em Rede (Tear)
Acesse pelo link:

https://tear.campinas.sp.gov.br

Canal do YouTube – TEAR – Tecendo Educação Ambiental em Rede
Acesse pelo link:
https://youtube.com/channel/UCk6c5MeqvM9QGjkD8AYTlMQ

Facebook – Estação Ambiental de Joaquim Egídio – Centro de Educação Ambiental
Acesse pelo link:
https://www.facebook.com/watch/eajoaquimegidio/

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com