Connect with us

Nossa Cidade

Verde intensificará abordagem sobre febre maculosa em atividades de educação ambiental

A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, por intermédio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental (CPEA), intensificará a abordagem sobre o tema “Febre Maculosa Brasileira” nas atividades de educação ambiental programadas para o segundo semestre em Campinas, após o período de férias escolares.

O objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas sobre as características da doença e suas formas de prevenção. 

Além dos cinco Centros de Educação Ambiental espalhados pela cidade, o tema será abordado com mais frequência também dentro das unidades escolares municipais e estaduais onde os projetos de educação ambiental são desenvolvidos. “Acreditamos que as crianças e adolescentes possam ser multiplicadores das informações em casa e na região onde vivem”, afirma o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli.

De acordo com o coordenador, por se tratar de um tema multidisciplinar, o programa de educação ambiental é desenvolvido em Campinas por um extenso grupo composto por Poder Público, instituições diversas, redes intersetoriais e sociedade civil.

“Importante ressaltar o trabalho de mais de dois anos que temos realizado, pela perspectiva da saúde pública, com as parcerias fundamentais do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBea)”, afirma Rodelli.

Parcerias

Um dos trabalhos do Devisa no eixo de educação ambiental é caracterizado pela distribuição de material impresso informativo e conversas com o público em eventos promovidos pela Prefeitura e nas UBSs.

O Devisa atua também no treinamento das equipes de educação ambiental que acompanham a população nas caminhadas em trilhas na Estação Ambiental de Joaquim Egídio e na Mata de Santa Genebra, entre outras áreas verdes na cidade. Munidos de material didático, os técnicos dão informações sobre como evitar a picada do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa; como proceder antes e depois de visitar áreas com presença de carrapatos; o que fazer em caso de febre, entre outras questões.

“Realizamos um projeto-piloto na Estação Ambiental de Joaquim Egídio em que, antes de fazer trilha na área de mata, os estudantes tiveram a oportunidade de ver maquetes e material informativo que despertaram muito interesse sobre o carrapato-estrela e a febre maculosa”, conta Rodelli.

Operação Estiagem

Por atuarem em áreas propensas à presença de carrapatos, servidores dos órgãos municipais e estaduais que participam da Operação Estiagem (Bombeiros, Defesa Civil, SVDS, Serviços Públicos) também passam por treinamentos do Devisa para prevenir a febre maculosa.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização da SVDS, Heloísa Fava Fagundes, neste ano, o treinamento ocorreu no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. 

“A natureza do nosso trabalho exige que as equipes adentrem áreas sujeitas a infestação de carrapatos e saber lidar com essa situação tem que fazer parte da nossa rotina”, comenta Fagundes.

Semana do Meio Ambiente

As questões da febre maculosa e das arboviroses também estiveram presentes em diversas atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente (Semeia) nos anos de 2022 e em 2023.

Na avaliação do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, as ações educativas sempre serão o melhor caminho.

“Temos trabalhado nos últimos dois anos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Devisa e da Unidade de Vigilância em Zoonoses, muitas atividades sobre febre maculosa. O assunto, inclusive, dominou as atividades da Semana do Meio Ambiente que, neste ano de 2023, realizamos de 28 de maio a 5 de junho. Com base nessa parceria bem-sucedida, pretendemos ampliar essa atuação conjunta para o próximo semestre e para todo o ano de 2024”, informa o secretário do Verde.

EducaTV Campinas

A proposta de ampliar a abordagem sobre o tema febre maculosa chegará à programação do Educa TV a partir do próximo mês de agosto. 

O titular da SVDS, Rogério Menezes, juntamente com a equipe da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental, já está gravando uma série de podcasts para o programa “Meio Ambiente em Pauta”. 

A ideia é aproveitar o espaço de apresentação e discussão das questões socioambientais no município para, também, esclarecer sobre causas e prevenção de doenças como a febre maculosa, dengue e febre amarela.

Os podcasts da SVDS podem ser conferidos a partir de agosto no EducaTV Campinas – Canal Aberto 12.2; na Plataforma Educaflix, em https://www.youtube.com/@educatvcampinas/featured, e no You Tube, em https://www.youtube.com/@educatvcampinas/featured.

A EducaTV é um canal educativo municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

Febre Maculosa

A Prefeitura de campinas anunciou, em 14 de junho, um conjunto de ações de enfrentamento à febre maculosa depois do registro de um surto na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), área com risco de transmissão da enfermidade. A região de Campinas é endêmica para a febre maculosa.

Entre as medidas, está o lançamento de um hotsite sobre a enfermidade. Na nova ferramenta, disponível no endereço https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/febremaculosa/inicio, estão informações para a população e uma área especial para gestores e profissionais de saúde dos serviços particulares e do SUS Campinas.

No site, as pessoas encontram perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes, dicas para evitar a picada do carrapato, manual completo para conhecimento e prevenção. Há também um manual especial para profissionais da área de segurança do trabalho e identificação das placas de sinalização nos parques e áreas verdes.

Sair da versão mobile