Nossa Cidade
Verde promove caminhadas com estudantes no Dia Mundial da Água
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22 de março, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu caminhadas com escolas públicas pelas ruas, no entorno da Estação Ambiental de Joaquim Egídio. O objetivo foi gerar reflexão e conscientização sobre o significado do bem mais valioso para a vida na Terra. A atividade contemplou estudantes das Escolas Estaduais Francisco Barreto Leme e Moacyr Santos de Campos; e da CEI Zuleika Helmeister Novaes.
Com a frase “Água é vida, é fonte de paz. Água que limpa que vem e que vai.”, os alunos do 6º e 7º ano da Francisco Barreto Leme abriram as atividades do dia. Enquanto caminhavam pelo distrito de Joaquim Egídio, a turma repetia os dizeres, chamando a atenção de quem estava na rua.
Para o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, irradia esperança receber alunos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas, na Estação Ambiental, no Dia Mundial da Água. “A consciência ambiental crescente desta nova geração traz para as pessoas perspectivas da recuperação do meio ambiente, que é o que teremos que fazer nas próximas décadas. É no dia a dia: ampliar a consciência ambiental, não jogar entulho e lixo em córregos e nascentes (e recuperá-las), para que se tenha um ambiente cada vez melhor”, completou.
Campinas tem mais de 2.300 nascentes. Deste total, pouco mais de 700, está em estado de conservação ideal e há muito para recuperar. “Primeiro é preciso parar de degradar. Juntos, sociedade civil, Prefeitura, empresas e cidadãos, podemos fazer a diferença e reverter a degradação”, ressaltou Menezes.
A comemoração do Dia Mundial da Água com estudantes na Estação Ambiental já é tradição. A Francisco Barreto fica em Joaquim Egídio e a CEI, em Sousas, ambas regiões que fazem parte da APA, já a Moacyr Santos, é do Jardim Nilópolis.
As atividades da Secretaria do Verde contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. “Escolas são recepcionadas todos os dias na Estação Ambiental e os estudantes têm aulas teóricas e práticas sobre educação ambiental, assim como ocorreu hoje, neste dia da água”, disse o coordenador de Turismo da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, da Secretaria de Cultura e Turismo, Leandro Rosalem Ferreira.