Connect with us

Nossa Cidade

Viagem Segura: operação coíbe transporte clandestino na região do Aeroporto de Viracopos

Promover segurança no transporte de passageiros e garantir a regularidade dos veículos. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) se uniram na “Operação Viagem Segura”, focada na fiscalização do transporte e do trânsito na região do Aeroporto de Viracopos.

 

A ação ocorreu entre os dias 6 e 10 de maio, na avenida José Amgarten e na área de embarque e desembarque do aeroporto. Já nos dias 7 e 9 de maio, a avenida também recebeu blitze de fiscalização de trânsito.

 

Na “Viagem Segura”, a atuação da Emdec esteve focada na fiscalização do transporte de passageiros por aplicativo. Foram 239 veículos abordados e 47 autuações no total, sendo 21 condutores autuados por ausência da identificação obrigatória por QR Code.

 

Vinte e seis veículos foram autuados e recolhidos ao Pátio Municipal, sendo 19 por apresentarem desgaste nos pneus acima do permitido; dois por realizarem transporte irregular (clandestino) de passageiros; quatro por ausência de cadastro de veículo ou condutor e um por ausência de habilitação.

 

No total, a Artesp e a EMTU recolheram 10 veículos aos pátios de Campinas e de Santa Bárbara D’Oeste.

 

Trânsito: operações resultam em quase 300 autuações ao longo da semana

 

A frente que identifica infrações de trânsito resultou em 204 autuações na avenida José Amgarten, próximo à rua 14 Bis, nos dias 7 e 9 de maio. Entre as infrações estavam irregularidades nos escapamentos, desgaste nos pneus acima do permitido, avarias na placa e alteração de características.

 

Na quarta, 8, a Emdec e a GM realizaram blitz de fiscalização no Jardim Monte Cristo, na Rua Geraldo Afonso de Souza. Foram 58 veículos abordados e 86 autuações no total, aplicadas a 62 motocicletas e 24 carros.

 

Vinte e três veículos (18 motocicletas e cinco carros) foram removidos ao Pátio, sendo oito motocicletas por escapamento irregular. Um veículo e duas motocicletas apreendidos somaram quase R$ 13 mil de débitos em multas.

 

Entre janeiro e abril de 2024, a Emdec promoveu 46 operações conjuntas de fiscalização, que resultaram em mais de 1,6 mil autuações e mais de 400 remoções ao Pátio, todas integradas com as forças de segurança – Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar.

 

As abordagens estão alinhadas à Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito; e têm o objetivo de preservar vidas no trânsito a partir da dissuasão de comportamentos de risco.

Sair da versão mobile