Nossa Cidade
Vias da Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida, começam a ser modernizadas com luminárias de Led
A Vila Padre Anchieta, no distrito de Nova Aparecida, região Norte de Campinas, começou a receber, na noite desta quinta-feira, 7 de março, a instalação das novas luminárias de Led, como parte da modernização da iluminação pública da cidade, executado pelo Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e o consórcio Conecta, por meio de uma PPP (parceria público-privada).
De outubro ao fim de janeiro já foram instaladas cerca de 10 mil novas luminárias com lâmpadas de Led. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que as lâmpadas de Led iluminam até cinco vezes mais, são mais duradouras e consomem menos energia.
As primeiras vias a receber a nova iluminação no Padre Anchieta foram as ruas Papa São Dionísio e Papa Santo Hormidas. Outras vias do bairro também vão receber as novas luminárias, nos próximos dias. O projeto também está sendo executado na região central e mais bairros.
A modernização do sistema de iluminação, que inclui a troca e a ampliação das lâmpadas de vapor de sódio por Led, iniciada em outubro, deve chegar a toda a cidade em até dois anos, com cerca de 140 mil pontos de luz, entre substituições e ampliações.
Atendimento à população
O consórcio Conecta Campinas disponibiliza canais de atendimento à população e pode ser acionado quando há lâmpadas apagadas ou piscando, entre outros. Um canal é o telefone 0800 002 1747 e o outro é o aplicativo Campinas + Luz, que pode ser baixado no Google Store e no Apple Store. Os serviços da Conecta Campinas também pode ser vistos no site conectacampinas.net
Histórico
A nova gestão da iluminação pública de Campinas teve início em março de 2023, por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Campinas e o consórcio Conecta Campinas, formado pelas empresas High Trend Brasil Serviços e Participações Ltda; Green Luce Soluções Energéticas S.A.; Proteres Participações S.A.; e Severo Vilares Projetos e Construções, para um contrato de 13 anos.
Nos primeiros meses após a oficialização da PPP, o consórcio assumiu a gestão do parque de iluminação da cidade e começou a trabalhar na manutenção das luminárias. Também passou a ser responsável pela gestão dos serviços de iluminação nos parques e nas praças da cidade, que antes eram de atribuição do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). Conforme contrato, a previsão de investimento, pela concessionária, é de cerca de R$ 172 milhões. O valor da contraprestação mensal máxima, do município ao parceiro privado, é de R$ 1,5 milhão.