Nossa Cidade
Vibe vai aprimorar e ampliar formação dos jovens aprendizes da Prefeitura
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas lançou nesta sexta-feira, 5 de novembro, o Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional), programa voltado para os jovens aprendizes da Prefeitura de Campinas. Durante o evento, o prefeito Dário Saadi assinou o decreto que institucionaliza o programa na Administração Municipal.
“O programa vai tratar da qualificação e da formação desses jovens, além de buscar parcerias para a inclusão dos aprendizes no mercado de trabalho. Eu tenho certeza que esse programa vai mudar a vida de muita gente”, disse o prefeito.
De acordo com a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, ao institucionalizar o programa, há possibilidade de ampliação das ações previstas. “Começamos com a linha de cuidados aos servidores e agora ampliamos para os nossos colaboradores, que são, também, os jovens patrulheiros”, disse. “Os Patrulheiros fazem um trabalho maravilhoso com nossos jovens, mas achamos importante ter um programa da Prefeitura voltado para eles, já que aqui é onde eles passam a maior parte do tempo”, completou.
Além de institucionalizar a atuação do jovem aprendiz na Prefeitura, o Vibe também promoverá ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam para a formação profissional efetiva e o acesso ao mercado de trabalho.
Parceiro da Prefeitura há mais de 15 anos, o presidente do Patrulheiros Campinas, Wesley Carlos Pacheco, ressaltou a importância do olhar humanizado que o Vibe traz e deixou um recado para os jovens. “Jovens Aprendizes, tenham muito orgulho dos profissionais que vocês estão se tornando e aproveitem essa oportunidade. O programa só terá sucesso com a ajuda de vocês”.
O programa será desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.
Também participaram do evento o vereador Luiz Rossini, representando a Câmara Municipal; o presidente da IMA, Eduardo Coelho; o gerente regional do Trabalho, professor Carlos Alberto de Oliveira; além de representantes das empresas parceiras : Sam’s Club, Hospital e Plano Samaritano, Empresa Bild Diagnósticos, Verocard, CCAA e Alternativa.
Jovens, orientadores e empresas
Com voz de locutor, o adolescente Eric Henrique Cardoso de Oliveira falou em nome de todos os jovens do programa. “Hoje é um dia muito especial para todos os jovens aprendizes da Prefeitura, porque pelo programa Vibe nós seremos projetados para um universo de cuidados, aprendizado e oportunidades”, disse.
Para os jovens, o Vibe vai promover a valorização das aptidões e interesses; trazere maior integração; promover capacitações, cursos e palestras; oferecer serviço de acolhimento e escuta qualificada; e conceder o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também terá ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para aquelas que os contratarem depois que saírem do programa.
Raio x dos jovens aprendizes na prefeitura
– 147 jovens no programa
– 588 pessoas atendidas de forma indireta (grupo familiar);
– R$ 2,9 milhões/ano de investimento para a manutenção do contrato;
– 90% dos jovens aprendizes são do sexo feminino e 45,58% se declararam pardos;
– Adquirir experiência profissional e ajudar a família estão entre os principais motivos citados pelos adolescentes para fazer parte do programa;
– A maioria (35,37%) vive na região Sudoeste e tem renda familiar de até três salários mínimos, já incluindo a remuneração do jovem aprendiz.