Connect with us

Nossa Cidade

Vice-prefeito participa de lançamento de pedra fundamental de projeto Orion

O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, esteve presente no lançamento da pedra fundamental do Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), nesta quinta-feira, 4 de julho.

“Mais uma vez temos Campinas como referência quando o assunto é ciência e tecnologia. E, desta vez, com um avanço importante também para a saúde”, afirma o vice-prefeito Wanderley de Almeida.

O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já que o projeto integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O Orion prevê o investimento de R$ 1 bilhão do Governo Federal até 2026.

“É uma coisa extraordinária que coloca o Brasil na vanguarda para descobrir tantas coisas importantes”, afirma o presidente Lula.

O projeto compreende a construção de instalações de alta e máxima contenção biológica inéditas na América Latina, conectadas a um acelerador de partículas, o Sirius. “Vai ser o primeiro do mundo a conectar uma estação como esta a um espaço para estudar patógenos”, complementa o presidente do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, que serão as primeiras do mundo conectadas a um acelerador de partículas, o Sirius. Na prática, o complexo laboratorial servirá para Monitorar, isolar e pesquisar vírus, bactérias e fungos para o desenvolvimento de diagnósticos e vacinas.

“Todos os países vão ter que se preparar para novas pandemias e o Orion é a nossa defesa, do ponto de vista sanitário, e a nossa soberania”, explica Nísia Trindade, ministra da Saúde.

O lançamento, além de reforçar a base produtiva nacional em saúde e o enfrentamento de eventuais epidemias, coloca Campinas como destaque em tecnologia e inovação.

Também estiveram presentes no evento a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, ministro da Micro e Pequena Empresa e Emprendedorismo, Márcio França e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aluizio Mercadante, além de deputados federais, estaduais e vereadores.

Sair da versão mobile