Nossa Cidade
Vila Marieta ganha praça urbanizada de 8,6 mil m², na marginal Piçarrão
O prefeito Dário Saadi entregou na manhã deste domingo, dia 12 de março, a urbanização da Praça Dr. Santos Rodrigues Coy. A cerimônia contou com a presença dos familiares do médico que passou a maior parte da vida e da carreira em Campinas. O novo equipamento público fica na Rua Antônio Egydio de V. Aranha, na divisa dos bairros Vila Marieta e Jardim dos Oliveiras, na Avenida Piçarrão.
Para o prefeito, a entrega desse espaço, além da questão urbanística, teve um fator emocionante. “Essa praça foi denominada Dr. Santos Rodrigues Coy, com quem tive a oportunidade de trabalhar na Casa de Saúde e, homenageá-lo, é emocionante. Tenho muito orgulho de ter convivido com ele, um médico que nos inspirava”, colocou.
Ao falar de seu pai, Ângela Coy abordou seus valores e sua simplicidade. “Meu pai veio de uma família bem simples e nos inspira até hoje pela sua integridade e bondade. Ela amava as árvores, flores, animais e adorava as crianças. Sempre foi comprometido com a família e a profissão”, destacou.
“Ficamos tocados ao ver uma praça tão bonita receber o nome do meu pai”, disse Cláudio Coy ao agradecer ao prefeito e ao vereador Paulo Hadad, que propôs a homenagem.
Com uma área de 8,6 mil metros quadrados, a partir de agora, a população poderá usufruir do espaço que foi urbanizado e conta com um campo de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, academia de práticas esportivas ao ar livre; e dois parques infantis, um com acessibilidade à pessoa com deficiência.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella lembrou que a área de quase um hectare de terra tem mais de 60 anos de existência. “Esse espaço era um depósito de entulho e, com a urbanização, poderá ser utilizado 24 horas. Plantamos 200 mudas de árvores nativas, 300 mudas de plantas ornamentais, instalamos a iluminação em led. Sem sombra de dúvidas, fará a diferença para os moradores”, expôs o secretário.
A esposa, Jeanette, os filhos e os netos participaram da cerimônia e do plantio de uma árvore em homenagem ao doutor Santos Coy.
Também estiveram presentes os vereadores Paulo Hadad, Carlinhos Camelô, Permínio Monteiro e Zé Carlos, além de representantes da Administração Municipal e moradores da região.
Sobre Dr. Santos Rodrigues Coy
O médico que dá nome à praça nasceu em Agudos (SP), em 1º de novembro de 1927. Estudou medicina no Rio de Janeiro e se especializou em Ginecologia. Foi para os Estados Unidos e se especializou também em cirurgia. Veio trabalhar em Campinas, onde passou a maior parte da vida e da carreira.
Com a esposa, Jeanette, teve quatro filhos Paulo, Cláudio, Ângela e Diana, e seis netos: Débora, Carolina, Gustavo, Victor, Andrea e Alice.
Conhecido por ajudar pessoas e entidades, sempre de maneira discreta, amava a natureza e os animais. Plantou diversas árvores em Campinas. Faleceu em 7 de novembro de 2014, aos 87 anos.