Nossa Cidade
Violência contra idosos é desafio para poder público e sociedade civil
“A violência contra idosos é um desafio que se impõe tanto ao poder público quanto à sociedade civil. Muitos idosos vivem isolados, longe do suporte familiar ou comunitário, o que os torna alvos fáceis para abusos”, destacou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, na abertura do seminário Superando Desafios – A Violência contra a Pessoa Idosa, realizado nesta segunda-feira, 24 de junho, no Sesc Campinas. O evento marcou o Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra idosos.
Na parte da manhã, o público foi presenteado com uma apresentação do Coral do Vitalitá Campinas, seguido de uma palestra com a professora Mariana Santimaria, sobre as políticas e ações necessárias para promover um envelhecimento saudável e digno, alinhando-se às diretrizes propostas pela ONU para a Década do Envelhecimento Saudável.
À tarde o médico geriatra André Fattori apresentou uma palestra abordando a importância da inclusão e do atendimento especializado para a população idosa LGBTQIA+. A especialista em políticas públicas para idosos, Marília Berzins, concluiu o dia de apresentações com uma palestra na qual debateu o papel das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no cuidado e na proteção contra a violência.