Nossa Cidade
Visa orienta donos de 24 estabelecimentos em mais um dia de fiscalizações
A equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) fiscalizou na quarta-feira, 2 de junho, 24 estabelecimentos do setor alimentício. Ao contrário do que vinha ocorrendo nas fiscalizações anteriores, dessa vez a equipe não encontrou situações em desacordo com as medidas de controle para prevenção da Covid-19 ou falta de boas práticas. Na fiscalização, os comerciantes foram devidamente orientados.
A assessora técnica da CVS, Cinara Bressan Bernardi, atribui o resultado à maior conscientização dos comerciantes e da população em relação ao cumprimento das regras. “A conscientização de todos para o cumprimento das regras sanitárias é essencial para enfrentar a disseminação do coronavírus e, assim, evitar que haja retrocessos de fase no Plano São Paulo”, afirmou.
A equipe inspecionou padarias e empórios durante o dia nas regiões dos bairros Ponte Preta e Parque Taquaral, para atendimento de denúncias que informavam situações em desacordo com as medidas de controle.
Já no período noturno, técnicos da Vigilância Sanitária com o apoio da Guarda Municipal, fiscalizaram restaurantes, lanchonetes, bares, clube de bocha, padarias e supermercados, mercearias e espetaria, dos bairros Conjunto Habitacional Vila Padre Anchieta e Nova Aparecida. Não foram constatadas irregularidades e todos foram orientados.
As ações de Vigilância Sanitária específicas ao cumprimento do Plano São Paulo e decretos municipais ocorrem diariamente – de manhã e a noite – e caso sejam evidenciadas situações contrárias às determinadas nos Decretos Municipais, os responsáveis são autuados, estando sujeitos à multa e a interdição do estabelecimento.
Uma listagem completa das legislações, com recomendações técnicas e dados relacionados à COVID-19 no município de Campinas, encontra-se disponíveis no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/