Nossa Cidade
Visita à Sala de Situação da Sanasa encerra o evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
Prefeitos dos municípios de Conde (PB) e Santa Bárbara do Tugúrio (MG) e representantes da cidade de Pesqueira (PE) estiveram na Sanasa na tarde de sexta-feira, 11 de agosto, para conhecer a Sala de Situação da empresa de água e saneamento de Campinas. A visita marcou o encerramento do evento Reflexões sobre os futuros da cidade: saúde e direitos humanos, promovido em Campinas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Prefeitura.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, que fez uma breve exposição sobre a empresa. “Campinas é uma cidade modelo no saneamento, atingimos praticamente a universalização da água e do esgoto, além disso, temos um índice de perdas que é um dos menores do Brasil”, explicou aos visitantes.
Na Sala de Situação, os visitantes conheceram o sistema de telas de acompanhamento remoto dos processos de operação, manutenção e distribuição, por meio de softwares com atualização em tempo real. De acordo com o responsável pela Sala de Situação, Davi Lamas, trata-se de uma ferramenta importante para que os gestores tomem decisões rápidas a partir de informações precisas e confiáveis.
A prefeita do município paraibano de Conde, Karla Pimentel, ficou impressionada com o sistema de trabalho integrado da Sanasa. “Se o Brasil tivesse esse sistema estaríamos em outro patamar. A maioria dos municípios tem muita debilidade no saneamento e, ao ver um projeto como este, a gente percebe que é possível, basta vontade política”, afirmou a prefeita.
O prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, em Minas Gerais, José Antônio Donato, parabenizou a Sanasa pela ferramenta utilizada. “A Sala de Situação é fantástica para que a empresa possa ter uma resposta rápida para a demanda de cada situação, e para que possa contribuir cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas, a água é um fator muito importante para a saúde pública”, concluiu.