Nossa Cidade
Visita de prefeito à Espanha gera convênio com a Universidade de Barcelona
Em seu primeiro dia de visita oficial à Espanha, nesta segunda-feira, 15 de maio, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi recebido pelo reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá. Uma parceria entre Campinas e a universidade será feita na área de tecnologia. Os detalhes serão definidos posteriormente. O objetivo é estreitar relações e promover um intercâmbio para troca de experiências e transferência de conhecimento.
Durante a visita ao reitor, o prefeito apresentou os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela sua Administração e reforçou a importância do trabalho integrado entre o poder público e a universidade.
“Nós apresentamos o trabalho que estamos desenvolvendo na área de planejamento urbano para promover a transformação urbanística da cidade com a revitalização da área central e do pátio ferroviário. Também destacamos a relação que temos com a academia, principalmente no que diz respeito à implementação dos parques tecnológicos e dos hubs – centros que reúnem empresas de inovação e tecnologia”, destacou.
O prefeito Dário Saadi apresentou ao presidente da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Javier Mirallas, e para o representante do governo da província da Catalunha, Paula Bonet, que também estavam presentes na reunião, a lei de incentivos fiscais que reduz impostos para atrair empresas.
Saadi integra a comitiva que tem os reitores da Unicamp, Antonio José Meirelles; PUC-Campinas, Germano Rigacci; e Eduardo Gurgel, diretor de Parcerias e coordenador do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) e as secretárias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat. A viagem oficial vai até o próximo dia 17.
O objetivo da viagem internacional é apresentar o ecossistema de tecnologia da cidade, iniciativas das universidades, projetos como o HIDS, e também captar futuros investimentos para o setor tecnológico de Campinas, além de conhecer experiências de inovação em urbanismo e tecnologia, que possam ser aplicados no município.
Os representantes das universidades brasileiras tiveram oportunidade de estreitar relações com a Espanha e apresentaram as iniciativas sobre o setor de tecnologia e a proposta do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável que está sendo desenvolvido em Campinas.
Próximas agendas
A viagem de trabalho inclui, após a reunião com o reitor da Universidade de Barcelona, visitas ao Parque Científico de Barcelona; Startub!, unidade de empreendedorismo; Distrito 22@, polo de tecnologia; e Agência Acció, de fomento à inovação e internacionalização, entre outros. Também está previsto um encontro entre o prefeito Dário Saadi e o embaixador Clemente de Lima Baena Soares e com o chefe do setor comercial do Consulado, conselheiro Luís Fernando Machado.
Outra reunião será com Josep Piqué, presidente executivo do parque de inovação e aceleração de startups Technova Barcelona da Universidade La Salle. Piqué esteve em Campinas em março abordando modelo de pacto de inovação para a cidade. Ele atuou na implantação do ecossistema de inovação em Barcelona; Medellín, na Colômbia; e Florianópolis, e é consultor da revitalização do centro histórico de Porto Alegre.