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Viva Campos Sales: obras serão retomadas parcialmente nesta quarta, 3 de janeiro

As obras de requalificação da avenida Campos Sales, no Centro, recomeçam parcialmente nesta quarta-feira, 3 de janeiro, com trabalhos de acabamento em trechos das calçadas, sem a presença de maquinário. Ao longo desta primeira semana de janeiro, os passeios seguem livres para circulação dos pedestres. Essa etapa da obra foi mantida durante o mês de dezembro e teve uma pausa durante o período de festas de Natal e Ano Novo.  
 
Já as intervenções no viário, de maior impacto, serão retomadas na próxima segunda-feira, 8 de janeiro. Serão realizados trabalhos de recape no lado esquerdo da via, no trecho entre a Senador Saraiva e a Francisco Glicério.  
 
As obras que impactam a via foram suspensas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no dia 15 de dezembro para minimizar os impactos ao comércio durante as compras natalinas. A suspensão atendeu a um pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).  
 
As obras foram iniciadas em janeiro do ano passado (2023). O prazo de conclusão está mantido em 12 meses.  
 
Fase final  
 
Ao longo do mês de janeiro, a avenida Expedicionários receberá reconfiguração geométrica e requalificação das calçadas. E o trecho entre a rua Lidgerwood e a avenida Andrade Neves terá requalificação asfáltica, das calçadas e da iluminação pública, no mesmo padrão adotado no restante da via.  
 
Também haverá a finalização da instalação dos abrigos na aproximação da rua Álvares Machado. E no trecho posterior à Senador Saraiva, implantação de ciclofaixa, sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) e de balizadores de tráfego.  
 
A etapa final também contempla trabalhos de paisagismo e implantação de mobiliário urbano (floreiras), bem como mais câmeras de monitoramento. 
 
Etapas já concluídas 
 
Ao longo de toda a via, os postes da antiga rede aérea de energia e telecomunicações foram retirados e a avenida já funciona com as novas redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações e de iluminação pública. No trecho desde a Andrade Neves até a Francisco Glicério, já estão ativos os novos postes de iluminação LED e haverá complementação em alguns pontos.  
 
Os trabalhos de fresa e requalificação asfáltica foram concluídos no trecho entre a Andrade Neves e a Senador Saraiva, com sinalização horizontal; e realizados parcialmente entre a Senador e a José Paulino.  
 
Também houve a fixação de calçamento e instalação de semáforos e abrigos de ônibus padrão “Glicério”. A implantação de pavimento rígido da faixa exclusiva de ônibus foi praticamente concluída e foi iniciada a sinalização cicloviária no trecho entre a Onze de Agosto e a Senador Saraiva.    
 
Viva Campos Sales   
 
Com 920 metros de extensão, a avenida Campos Sales liga a avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário. O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança na via. A proposta integra o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos.   
 
As obras têm investimento de R$ 36 milhões, sendo R$ 6 milhões de recursos municipais, R$ 14 milhões da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) e R$ 16 milhões da CPFL Paulista.   
 
O projeto é conduzido pela Emdec, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Infraestrutura, Trabalho e Renda e Assistência Social. Envolve ainda a Setec, a CIMCamp, a IMA, a Sanasa, além dos parceiros privados CPFL, Telcomp, Acic e Comgás.   
 
Modernizações na avenida   
 
Ao final das obras, a avenida terá mais mobilidade: ampliação dos passeios; faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos; baias de estacionamento; requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas. Também terá mais segurança com nova iluminação pública e de monumentos; nova sinalização semafórica; mais câmeras de monitoramento e a velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h. As áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e paisagismo e mobiliário, serão ampliadas em 50% e as vagas de estacionamento em 107%.   

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