Nossa Cidade
Vôlei de praia: técnico de Campinas aperfeiçoa conhecimento na Espanha
O técnico de vôlei de praia e parceiro da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio do Fiec (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas), Márcio Oliveira, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Brasileiro a ser o representante do Brasil no 43º Curso de Formação Geral em Ciências Aplicadas do Esporte, que será realizado de 20 de abril a 12 de maio em Barcelona. Ele embarca nesta segunda-feira, 18 de abril, para o país espanhol.
Oliveira é presidente da Associação Campineira de Vôlei de Praia e da Associação Campineira de Vôlei de Praia e desenvolve, com o apoio da Prefeitura de Campinas, um projeto de formação e de alto rendimento com atletas da cidade. Apoiado pelo Fiec, obteve resultados expressivos nas categorias sub 17, 19, e 21, como também adulto, no Circuito Nacional de Vôlei de Praia.
O curso no exterior é organizado pela instituição pública denominada Centro de Alto Rendimento (CAR), em conjunto com o Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC), tendo ainda como apoiador o Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), órgão ligado ao Comitê Olímpico Internacional.
A equipe multidisciplinar de técnicos do CAR trabalha diretamente com o esporte competitivo e oferece condições para o crescimento pessoal e profissional. O INEFC é o Centro Universitário de Ensino com o perfil voltado à especialização de professores de Educação Física e do esporte como um todo. O SOI atua como colaborador institucional dando total apoio em conexão com as entidades mais representativas de todos os continentes.
Grade disciplinar
Entre as disciplinas que serão ministradas estão velocidade e salto; monitorização cardiorespiratória; teoria de treinamento; fisioterapia, Bbomecânica, fisiologia do Eeforço, antropometria e teoria de treinamento.
Os profissionais que participam do curso ganham, além de conhecimento, experiência, capacitação e formação especializada em alto rendimento.
Fiec
O Fiec é um fundo destinado a apoiar financeiramente projetos esportivos de iniciativa de pessoas jurídicas de direito público ou privado sem fins econômicos, que possuam em seu estatuto social objetivos esportivos. É administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas.