Nossa Cidade
Voluntariado Sanasa promove campanha de doação de sangue nesta quarta, 1º de novembro
O Voluntariado Sanasa promoverá nesta quarta-feira, 1º de novembro, mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro Campinas. Para ajudar a aumentar os estoques do banco de sangue, a campanha será aberta à população. Das 8h30 ao meio-dia, a unidade volante do Hemocentro permanecerá estacionada no Espaço Jardim dos Espelhos, próximo à fonte, fazendo a coleta dos doadores voluntários. Interessados em participar deverão apresentar um documento com foto e o endereço completo com CEP. Em caso de chuva, a ação será cancelada.
Ao doar sangue, o voluntário ajudará até quatro pacientes que necessitam de transfusão. O sangue doado é processado conforme rigorosos critérios técnicos e distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da região de Campinas. O Hemocentro também fará, no dia, o cadastramento de voluntários entre 18 e 35 anos para doação de medula.
Para doar sangue não é necessário estar em jejum, mas o ideal é que o doador evite consumir alimentos gordurosos no dia. Outra recomendação é não fumar até duas horas antes e duas horas após a coleta. O doador deve pesar, no mínimo, 50 kg e idosos com mais de 60 anos não podem fazer a doação pela primeira vez.
A doação de sangue não poderá ser feita nos seguintes casos:
– se a pessoa estiver com gripe, febre ou infecção;
– caso seja portador de sífilis, malária ou doença de Chagas;
– se for alcoolista crônico ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
– se estiver grávida, em período de pós-parto até três meses ou se estiver amamentando;
– possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– for ou ter sido usuário de drogas injetáveis;
– tenha feito endoscopia há menos de seis meses;
– tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– tenha feito tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.