Connect with us

Nossa Cidade

Voluntários doam cobertores a pessoas em situação de vulnerabilidade

Sexta-feira, dia 2, tivemos em Campinas uma manhã e uma tarde de frio intenso, prenunciando uma noite ainda mais gelada a seguir. E foi a intenção de ajudar que trouxe três voluntários generosos, Silvana, Cláudio e Maria Isabel, ao Refeitório da Cidadania, nas proximidades do Mercadão, no anoitecer daquele dia.

Integrantes do Grupo de Estudos de Medicinas Ancestrais, eles compraram e doaram 50 cobertores a pessoas socialmente vulneráveis. A ação contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, que ofereceu o Refeitório da Cidadania para a distribuição.

“Quero manifestar minha gratidão a esses cidadãos que, de modo solidário e generoso, dedicaram recursos e tempo para auxiliar o próximo. Atos como esse evidenciam a generosidade do povo de Campinas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

“É importante se colocar no lugar dessas pessoas que necessitam de ajuda. Nesse momento de frio temos uma cama, uma casa, mas e eles? A gente não consegue dormir em paz sabendo que eles estão precisando desse acalento. É o mínimo que a gente pode fazer”, afirmou Silvana Almeida. 

“O que nos move é a solidariedade. A gente chega em casa e está tudo quentinho, mas precisamos pensar nessas pessoas que estão na rua passando necessidade”, afirmou o voluntário Cláudio Muniz Barreto. 

“Precisamos pensar no quanto a gente tem e quanto a gente pode doar para aqueles que não têm. Esse momento de frio nos levou a essa mobilização, afirmou a voluntária Maria Isabel Carvalho Meira de Vasconcellos.

A Campanha do Agasalho continua. Iniciada no dia 26 de maio, já arrecadou 7,3 toneladas de doações. Há 188 postos de coleta na cidade. A lista completa pode ser consultada em https://smpdccampinas.wixsite.com/campanhadoagasalho/postos-de-arrecada%C3%A7%C3%A3o. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas podem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281. A campanha deste ano vai se estender até o dia 31 de julho. 

Em função da pandemia, e sob orientação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) do município, as roupas doadas ficarão durante uma semana guardadas antes de serem triadas, como medida preventiva contra o Covid-19.

Sair da versão mobile