Nossa Cidade
Voluntários fazem máscaras caseiras no combate à pandemia do coronavírus
Um grupo de voluntários, comandados pela professora de artesanato Alessandra Bugatte Palazzo, de 38 anos, está produzindo máscaras caseiras para auxiliar no combate à pandemia do coronavírus. O material vai ser oferecido aos trabalhadores da saúde e da assistência social do município, tanto do setor público quanto do terceiro setor.
As máscaras são feitas de TNT, permitindo que o equipamento de proteção fique ajustado na face, permitindo que a região das vias orais e nasais fiquem propriamente protegidas. Alessandra Palazzo conta que já possui mais de 750 metros de tecidos. Ela acredita que conseguirá produzir “em torno de 5000 máscaras descartáveis e 100 aventais descartáveis” com essa doação.
Parte dessa produção já foi entregue para o Lar de Velhinhos de Campinas, e as próximas serão direcionadas para os centros de saúde de Campinas. Alessandra conta que começou produzindo 10 máscaras, mas assim que divulgou em suas redes sociais a doação desse material, ela recebeu muitas ofertas de ajuda com os tecidos necessários para a confecção e também costureiras querendo participar da ação.
“Atualmente organizo o processo assim: os tecidos saem da minha casa em lotes menores (kits contendo tecido, molde e elástico) para a casa das voluntárias, cada uma faz a sua contribuição dentro da sua própria casa, mantendo as condições de higiene e prevenção orientadas pelos órgãos governamentais”, disse.
Para mais informações especificas sobre a produção e cuidados com as máscaras caseiras, acesse: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf