Nossa Cidade
Voluntários fazem triagem das doações recebidas na edição 2023 da Campanha do Agasalho
A edição 2023 da Campanha do Agasalho, realizada pela Prefeitura de Campinas, termina no dia 31 de julho. Até o momento foram arrecadadas 11,5 toneladas de donativos. Nos dias 21 e 22 de julho, mais de 50 voluntários participaram da triagem de aproximadamente seis toneladas de roupas que foram doadas. A ação ocorreu na quadra poliesportiva da organização Patrulheiros Campinas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a separação dos donativos contou com o apoio de 33 soldados do Exército e de 25 voluntários convidados pelo Patrulheiros, pela empresa John Deree e pelas redes sociais, incluindo até um voluntário de Sumaré, cidade vizinha de Campinas. “Além disso, mais uma vez, contamos com a participação de pessoas que todos os anos nos acompanham durante a Campanha. O envolvimento dessas pessoas evidencia a característica solidária dos campineiros”, colocou.
Após triadas, as doações são separadas por categoria: roupas femininas, masculinas, infantis, itens de cama, mesa e banho. As peças ficam disponíveis para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), para as entidades parceiras, para os abrigos municipais que atendem crianças, adolescentes, mulheres, pessoas em situação de rua e pessoas idosas. As famílias em situação de vulnerabilidade social também são atendidas com essas doações.
Varal solidário
A edição 2023 trouxe uma novidade para a Campanha, a organização do Varal Solidário. A iniciativa agiliza a entrega das roupas e permite que as famílias escolham as peças. O varal funciona como uma loja onde os interessados retiram as peças de acordo com a sua necessidade. “O varal solidário é uma forma de disponibilizar roupas adequadas para o inverno para famílias em situação de vulnerabilidade, amenizando assim os impactos do frio e proporcionando conforto e dignidade”, destacou Vandecleya.
A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos já realizou três ações do Varal Solidário nos territórios onde vivem as famílias em situação de vulnerabilidade. No próximo sábado, 29 de julho, durante o Assiste Campinas, o varal será montado novamente.
O evento será na Escola Estadual Jardim Marisa, rua Tenente Antonio Sebastião Thomaz, s/n, no Jardim Marisa, próximo ao São Domingos.
O Assiste Campinas é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Rotary Club e visa oferecer para a população, em diversas regiões da cidade, acesso a orientações sobre saúde, assistência social, emissão de documentos, atendimento do Procon, entre outros serviços.
A Campanha
A Campanha do Agasalho tem como objetivo distribuir roupas de inverno e cobertores para a população em situação de vulnerabilidade social. As doações são destinadas a vários serviços de assistência, como os que atendem a população em situação de rua, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nos bairros, os abrigos municipais e as entidades parceiras da Prefeitura de Campinas.
A equipe organizadora da Campanha destaca a necessidade de roupas infantis e roupas masculinas sempre em bom estado de conservação. Todas as informações sobre a campanha podem ser encontradas no site oficial https://smpdccampinas.wixsite.com/campanhadoagasalho.
A ação solidária conta com o apoio de 16 instituições, incluindo Correio Popular, Câmara Municipal de Campinas, TV Câmara, Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo (Ciesp), Diário Campineiro, Eletromídia, Grupo EP e suas empresas Cidade ON, CBN Campinas, G1 e EPTV, Rede Família, Hora Campinas, Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados), Sanasa, Rádio Brasil e TV Thati/Record.