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WhatsApp da Emdec alcança 35,6 mil atendimentos em 2023

Lançado em julho de 2023, o WhatsApp da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) somou 35.671 atendimentos no período até dezembro do ano passado. O número representa mais de 97 atendimentos por dia. A maioria dos atendimentos (73,5%) envolveu o esclarecimento de dúvidas gerais, com 26.219 acionamentos.  
 
Na sequência, aparecem assuntos relacionados ao PAI-Serviço, com 3 mil atendimentos (8,4% do total). A opção “Consultar Linhas”, que presta informações automatizadas sobre horários e itinerários das linhas municipais, somou 2.697 atendimentos (7,6% do total).  
 
As informações relacionadas ao Pátio Municipal de Recolhimento de Veículos alcançaram 2.227 atendimentos em 2023, o que corresponde a 6,2% do total. Já os assuntos que envolvem multas de trânsito somaram 1.528 atendimentos – 4,3% do total.  
 
“O Whatsapp da Emdec foi lançado para facilitar a vida de quem precisa consultar os serviços prestados pela empresa. E os números mostram que a ferramenta vem sendo bem recebida e adotada pela população”, observa o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  
 
 
Chatbot  
 
Já a adesão ao chatbot da Emdec, lançado em março de 2023, representa cerca de 4% da demanda apresentada pelo Whatsapp. Foram 1.391 atendimentos contabilizados ao longo de 2023.  
 
Para esclarecimento de dúvidas gerais, foram 1.166 atendimentos (83,8% do total). Assuntos relacionados a multas de trânsito somaram 76 atendimentos (5,5%). Para tramitações envolvendo documentação, retirada de veículos e assuntos do Pátio Municipal foram 62 atendimentos (4,5%).  
 
A opção “Consultar Linhas” somou 60 (4,3%) acionamentos e os assuntos relacionados ao PAI-Serviço, 27 (1,9%) atendimentos.  
 
“Estes números já eram esperados. A utilização do Whatsapp é mais consolidada entre a população. É uma ferramenta de fácil acesso. Ainda assim, apostamos no chatbot como opção para quem tiver preferência por essa ferramenta”, destacou Riverete.  
 
 
Veja a distribuição dos atendimentos por assunto: 
 
 
 
Pesquisa: 89% de satisfação
 
Dos cerca de 35,6 mil atendimentos computados, 12.460 pessoas responderam à pesquisa de satisfação ao final do contato, sendo 12.004 por meio do Whatsapp e 456 via chatbot. Em ambos os canais, a pesquisa indicou grau de satisfação de cerca de 89% com o atendimento. 
 
Uma das principais vantagens dos novos canais digitais de atendimento é a rápida resolução dos assuntos relacionados ao Pátio Municipal, sendo possível tramitar a documentação para a retirada de veículos recolhidos, por meio de arquivos de imagem ou em PDF. Iniciado de forma automatizada e finalizado por atendente, o atendimento on-line substitui o presencial realizado no Pátio, o que agiliza o processo de liberação, permitindo que o proprietário compareça ao local (rua Antônio Manoel, nº 50) apenas para a retirada do veículo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. 
 
 
Como utilizar serviços
 
Tanto o WhatsApp quanto o chatbot da Emdec foram soluções contratadas pela Emdec junto à Informática de Municípios Associados (IMA), como parte do processo de aperfeiçoamento do Fale Conosco Emdec. 
 
O WhatsApp da Emdec atende pelo número (19) 3731-2910. Ele oferece atendimento automatizado para consulta a linhas de ônibus, serviços de multas, Pátio Municipal e PAI-Serviço. Mas, se necessário, é possível pedir para falar com um atendente, a qualquer momento. 
 
As mesmas funcionalidades do WhatsApp são oferecidas pelo chatbot, disponível na página inicial do site www.emdec.com.br, em ícone no canto inferior direito.  
 
 
Confira detalhes dos serviços disponíveis nos dois canais digitais:  
 
Multas – Os usuários podem consultar notificações de autuação e de penalidade, infrações pagas ou em aberto, e a existência de defesa ou recurso; além de emitir guia de pagamento, e imprimir auto de infração.  
 
Pátio Municipal – É possível tramitar documentação para a retirada de veículos recolhidos. 
Consulta de linhas (opção automatizada): ao digitar o número ou nome da linha sobre a qual deseja informações, o usuário consulta horários e itinerários. 
 
PAI-Serviço (opção automatizada) – São oferecidas informações sobre o transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em Campinas.   
 
 
Mais informações sobre o funcionamento das duas ferramentas podem ser consultadas no site da Emdec, na seção “Fale Conosco”.

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