Nossa Cidade
Workshop discute formas de financiamento para ações de resiliência
Formas de financiamento para ações de resiliência nas cidades foram discutidas em workshop do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre (UNDRR) realizado virtualmente nesta quinta-feira, 5 de outubro, com a participação de Campinas. O evento foi promovido por meio da organização ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade). Além de Campinas, participaram as cidades do Rio de Janeiro, Barcelona (Espanha), Bukavu (República Dominicana do Congo) e Makati City (Filipinas).
Os representantes de cada localidade construíram um questionário envolvendo as práticas de resiliência e sustentabilidade nas cidades e avaliaram a capacidade de financiamento para projetos nesta área. Participaram Heloísa Fava Fagundes, coordenadora da área de Fiscalização Ambiental; Gabriel Neves, engenheiro ambiental, ambos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Priscilla Pegoraro, da Secretaria de Saúde, membro do Centro de Resiliência de Campinas.
Desafios similares
Segundo Heloísa Fagundes, o contato e integração entre as cidades mostra que, globalmente, os municípios enfrentam desafios similares aos de Campinas. “Entender as possibilidades de financiamento de políticas públicas voltadas à resiliência aumenta a capacidade do município na implementação de projetos que impactarão diretamente na prevenção, mitigação e reparação de danos”, afirmou.